Afinal ... o Gerente de projetos deve "Gerenciar ou Liderar" ?

 

Por Marcos Pires, PMP - 17 de Fevereiro de 2010

Em definições gerais e resumidas, “A gerencia se preocupa DIRETAMENTE com o RESULTADO do trabalho na qual é responsável, através do controle efetivo de recursos como pessoas, dinheiro e etc. A liderança se preocupa DIRETAMENTE com as PESSOAS, desenvolvendo e COMUNICANDO uma visão de futuro através da motivação dos indivíduos, obtendo deles seu comprometimento para a obtenção do RESULTADO.”

Das duas breves definições apresentadas acima, qual delas se encaixa melhor quando o assunto é lidar com equipes (pessoas) em um Projetos ?

Em minha opinião, a resposta é: as duas !

Sim, as duas ! E não se trata de um mix das duas, ou seja, onde um pouco de cada aspecto seria o ideal para um gestor de projetos. Trata-se de duas características que um profissional de gerenciamento de projetos DEVE possuir. São essências que se completam e formam um diferencial de extremo valor para qualquer profissional de gerenciamento de projetos.

Mas infelizmente, o assunto Liderança é (e deve continuar sendo nos próximos tempos) um grande ponto a ser buscado e desenvolvido pela grande maioria dos profissionais do mercado. Mesmo com a considerável falta de gestores com este perfil, Liderança é um aspecto que para muitos seria o ponto mais importante a ser considerado na contratação de um profissional de gerenciamento de projetos. Ver link: http://projetizado.wordpress.com/2010/02/08/pesquisa-revela-que-lideranca-e-negociacao-sao-fundamentais-para-um-profissional-de-gerenciamento-de-projetos/

Para se ter uma idéia, infelizmente, mesmo os mais conceituados MBAs e cursos de especializações de gerenciamento de projetos ou não tem, ou são muito deficientes em promover disciplinas que conceituem, estimulem e desenvolvam os alunos nas habilidades de Liderança. Há quem diga que lideránça já nasce no DNA da pessoa. Eu discordo. Liderança pode ser aprendida e desenvolvida, mas isso é outro assunto !!!

Como professor de MBA, que convivo com dezenas de alunos desta disciplina, percebo a carência neste aspecto. Vejo a grande quantidade de profissionais que estão se preparando para alavancar passos maiores em suas carreiras, obtendo conhecimentos “técnicos” mais profundos, entendendo a importância da gestão de Riscos, Custos, Qualidade e outros aspectos fundamentais de gerenciamento de projetos, mas que no final ainda fica um “Gap” em relação a aspectos sobre Liderança que precisariam ser desenvolvidos e lapidados. Mas infelizmente o mundo acadêmico ainda não esta preparado para este suporte mais abrangente.

O objetivo deste Blog não é ensinar nada sobre Liderança (longe disso), mas sim alertar (mais uma vez) da importância do assunto.

Vale aqui mencionar uma afirmação de meu colega professor Farhad Abdollahyan, que comentou em meu Blog anterior sobre uma enquete que realizei sobre aspectos importantes a serem considerados para um profissional de gestão de projetos (ver link acima): “Palavras como Liderança e Negociação se tornaram moda e é martelado em palestras, artigos e publicações em geral.

Para finalizar , estou eu aqui martelando mais uma vez e espero que esta moda pegue na prática, ou seja, que a mesma inportância que se dá aos aspectos técnicos sobre projetos seja dada ao desenvolvimento das habilidades de Liderança e que aqueles que desejarem se destacar neste competitivo mercado de gerenciamento de projetos comecem também entender que para ter sucesso em projetos é necessário que se faça isso através de pessoas. E é neste ponto (pessoas), onde a Liderança se torna fator chave do sucesso, não só nos projetos, mas para qualquer segmento da vida.


Marcos Pires, PMP - Gerente do Escritório Corporativo de Projetos, professor de MBA em Gestão de Projetos