(BLOG)
www.innbra.com - contato@innbra.com

Marcos Pires 2 Maio 2016 329 visualizações

 

Os fortes vencem os fracos. Mas os inteligentes com mentes inovadoras e com muita atitude e agilidade vencem os fortes.

Já há muito tempo está ultrapassado o velho lema de que “para se destacar no mercado é preciso adaptar-se rápido as constantes mudanças”. Hoje, este ditado serve apenas como uma questão de sobrevivência entre os milhões de padrões, comodites e mesmices (muitas vezes já obsoletos) existentes em todos os segmentos ou indústrias, sejam eles empresas, produtos, profissionais e carreiras que brigam cada vez mais em mercados restritos e altamente competitivos, na qual aqueles que lideram seus respectivos mercados com DNA de diferenciação e inovação são os reais donos que reinam estes cenários.

Como dito antes, adaptar-se ao novo é hoje uma questão para manter-se entre os medianos, a nova regra agora para quem almeja e necessita elevar-se para patamares superiores ao da sobrevivência e entrar em níveis de diferenciação e destaque é “criar o novo, inovar”.

Em um mundo de transformações quase que imediatas onde não é difícil de perceber que são as empresas e profissionais inovadores que dominam seus respectivos mercados, é também fácil afirmar que neste exato momento em algum fundo de quintal ou quarto de 9 metros quadrados alguma startup qualquer está prestes a ser lançada e provavelmente quem sabe, com chances de redefinir ou até mesmo abalar indústrias, mercados, profissões e carreiras.

Vale sempre lembrar que organizações como Blockbuster, Kodak, Nokia, Blackberry e dezenas de outras (só para mencionar as grandes) além de muitas milhares de médias e pequenas empresas sucumbiram ou mesmo viraram pó pelo simples fato de terem ignorado a inevitável e agora permanente era da inovação.

Em compensação, na contramão deste cenário estamos presenciando a explosão em todos os mercados e segmentos (principalmente brasileiro) diversas inovações em modelos de negócios muitas vezes simples, mas inovadores como por exemplo os serviços de transportes, reservas, entregas, pagamentos, compras, interatividade, gestão de consumo e centenas de outras ideias que inovaram formas de serviços que em sua grande maioria saíram de “fundos de quintal” e hoje valem milhões. Esta é a nova realidade. Este é o caminho além da sobrevivência. É isso que vai separar empresas e profissionais entre os comoditizados dos inovadores.

O cenário atual mostra que para ir além da sobrevivência principalmente no médio e longo prazo, as regras e palavras de ordem agora para organizações e profissionais chama-se inovação, atitude e relevância.

Alguém, neste exato momento, está trabalhando em alguma ideia inovadora que certamente irá mudar algum padrão ou modo existente hoje. Você é este alguém ?


INNOVATION Brains | Cérebros Inovadores Transformando Ideias e StartUps em Modelos de Negócios de Sucesso